
41º Concurso de Textos em Prosa e Poesia
Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira



O Concurso de Textos em Prosa e Poesia chega à sua 41ª edição, consolidado como um dos grandes projetos de incentivo ao processo de formação literária dos jovens estudantes de Poços de Caldas.
Criado em 1979, pelo então Secretário Municipal de Educação e Cultura Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, o concurso foi nomeado inicialmente como Concurso Estudantil de Crônicas e Poesias, uma iniciativa extremamente importante para o estímulo da criação literária no município, chegando a lançar alguns jovens escritores locais que mais tarde despontariam como grandes profissionais da literatura, do jornalismo, da publicidade, das artes, dentre outras.
O Concurso de Textos em Prosa e Poesia proporciona espaço para que esses jovens escritores se manifestem dando voz, literalmente, a seus textos, preservando, renovando, cultivando e assim mantendo viva a produção literária de Língua Portuguesa em Prosa e Poesia.
Em reconhecimento ao pioneirismo e dedicação à educação e à cultura em nossa cidade, em 2009, o Prêmio Literário passa a se chamar Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira.


