
POESIA - todos os níveis
Estudantes e educadores têm licença poética para criar. É livre a escolha do gênero; essencial é deliciaram-se de poesia, com suor e fruição.
Poderão ser inscritos trabalhos diVERSOS, dos tradicionais aos mais contemporâneos: trovas, sonetos, haicais, elegias, epopeias, slams, odes, poemas concretos, narrativos, visuais etc
Obs: Até duas páginas, fonte Arial ou Times New Roman 12
"Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas"
García Lorca
Prosa - Nível II
A intenção é utilizar a prosa narrativa em suas nuances diversas: contos, fábulas, crônicas, contos de fadas, apólogos, lendas, novelas curtas etc
Obs: Até duas páginas, fonte Arial ou Times New Roman 12
"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros."
Eugène Ionesco
Crônica - Nível III
Aqui o mandamento é "cronicar", que tem a ver com conhecer possibilidades, ler diferentes autores, prestando atenção no que escrevem e em como escrevem. Os estudantes também têm a incumbência de "treinar" um olhar atento e sensível aos fatos do cotidiano: um morador de rua solitário na calçada, a forma de o feirante atrair os compradores, um encontro no ônibus, o futebol dos meninos na pracinha, uma notícia de jornal que desperta curiosidade… Tudo isso é matéria-prima para crônica. Sua linguagem é simples, espontânea, quase uma conversa ao pé do ouvido com o leitor. Tempera os fatos diários com humor, ironia ou emoção, revelando peculiaridades que as pessoas, em sua correria, deixam de perceber.
Fonte: Olimpíada de Língua Portuguesa.
Obs: Até duas páginas, fonte Arial ou Times New Roman 12
"Crônica é uma conversa aparentemente fiada.”
Antonio Candido
miniconto - nível IV
"O mais difícil não é escrever muito: é dizer tudo, escrevendo pouco."
Júlio Dantas
O segredo é ser amigo da CONCISÃO. Mais do que ter alguns elementos da narrativa e CONTAR uma história, o miniconto SUGERE. Poderão ser utilizadas ATÉ 50 PALAVRAS para apresentar um contexto e uma ação à volta do pouco que é revelado.